quinta-feira, 19 de julho de 2012

Comando Nacional de Greve - Informativo n. 06

COMANDO NACIONAL DE GREVE DO IBGE

INFORMATIVO Nº. 06

RIO DE JANEIRO, 18 DE JULHO DE 2012.


GOVERNO MARCA REUNIÃO COM SINDICATO:

No final da tarde de hoje, recebemos ofício do Ministério do Planejamento confirmando nossa reunião de negociação para o dia 24/7 às 10 horas em Brasília.
No Rio de Janeiro, os núcleos Dipeq/RJ, Sede e Canabarro tiveram suas assembléias de informes e os núcleos Lucas e Chile aprovaram paralisação de 24h para o dia 18/7. A paralisação da Chile atingiu, segundo o comando local, 80% de adesão.

Em relação aos demais Estados, na Bahia, aconteceu um ato dos trabalhadores no dia 16/7, onde foi formalizada ao Chefe da UE, a disponibilização das funções gratificadas. Foram 60 assinaturas de CHEFIAS DE AGÊNCIAS, PME, IPC, PNAD, RH, SDI, dentre outras, onde os trabalhadores manifestam sua indignação com o governo e com a direção do IBGE que tenta viabilizar os trabalhos com fura-greves e trabalhadores temporários não treinados.

Os companheiros do Paraná informam que mais duas agências aderiram à greve, apesar de toda pressão e contra-informaçâo. No  Rio Grande do Sul, o Chefe da Unidade entrou com ação com pedido de liminar, no TRF, contra os militantes. A ação pede para que o piquete fique distante das portas de  acesso. Felizmente, não houve êxito na ação liminar e o Juiz deverá julgar a ação. Em São Paulo, três duplas de companheiros seguiram para o interior para mobilizar e parar as agências, assim como em Minas Gerais, que também tirou equipe para o interior para conversar com mais colegas da rede de coleta. Os companheiros do Amazonas, depois de aderirem a várias paralisações, entraram em greve na segunda feira e hoje, com 80% de adesão, participam de ato unificado com os demais servidores federais. No Distrito Federal, a greve  iniciou hoje por tempo indeterminado.
Os companheiros do Acre iniciaram uma paralisação hoje, com adesão aproximada de 70%, que se estenderá até dia 20/07. Alagoas e Pernambuco estão enviando equipes de convencimento para o interior do estado. Nos demais Estados, o piquete de convencimento segue e os companheiros estão firmes na luta.

A avaliação do Comando Nacional é  que a greve se amplia,  está fortalecida e tem condições de se estender para todo o Brasil até dia 23/07. Estamos em momentos cruciais para que o governo apresente uma contraproposta às nossas reivindicações e precisamos passar essa mensagem aos colegas que estão na greve há um mês, como é o caso dos colegas do Rio Grande do Sul e Amapá, ou aqueles que mais recentemente aderiram ao movimento. Hoje somos 22 núcleos em greve, representando 21 estados e mais do que nunca, precisamos resistir às pressões, às contra-informações, aos colegas que estão vergonhosamente trabalhando, enquanto os grevistas lutam por seus salários. É preciso mostrar para esses colegas que a dignidade do trabalho tem que ter correspondência com o  salário, condições de vida e trabalho decente, não precarizado.

MANIFESTAÇÕES DO FUNCIONALISMO EM BRASÍLIA:

Desde segunda-feira, os trabalhadores do serviço público em greve estão acampados em Brasília. São servidores do Ministério da Saúde, professores, estudantes, técnicos administrativos, DRT, IBAMA, INCRA, FUNASA, Cultura, IBGE.  Arquivo Nacional, C&T, Auditores e Agências Reguladoras, que estão lutando para que o orçamento público destine uma grande parcela para os órgãos  e  trabalhadores do serviço público. Neste momento em que todos os setores sociais querem incluir no orçamento propostas de seu interesse, estamos disputando recursos com usineiros, banqueiros, latifundiários, agronegócio e corrupção.
O discurso do Governo nos jornais de hoje é de restringir ao máximo a destinação para salário de servidores e jogar peso nas obras de infraestrutura.  Afirmaram que categorias que mais ganham no serviço público não serão contempladas e que as greves os preocupam. No entanto, tendem a endurecer com os professores universitários, que recusaram a proposta.Segundo os jornais oficiais, a LDO aprovada ontem não prevê aumento para o funcionalismo e há uma imensa pressão dos setores empresarias e do governo para não ceder a pressão dos servidores.
Ontem, o governo cortou a rubrica (descontos das mensalidades) do Sindicato da Previdência do Rio e São Paulo, em plena greve do ministério da saúde, numa postura de jogar todas as armas contra a greve.


CALENDÁRIO DO FUNCIONALISMO EM BRASILIA:

16 A 20/7 - ACAMPAMENTO NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
18/07 - MARCHA DOS SERVIDORES FEDERAIS E ESPERA-SE QUE HAJA AUDIÊNCIA COM A MINISTRA MIRIAM BELCHIOR
19/07 - PLENÁRIA ESPECÍFICA DE CADA CATEGORIA
20/07 - PLENÁRIA DOS SERVIDORES FEDERAIS

PROPOSTA DE MOBILIZAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No Rio de Janeiro:
- 20/07 - Assembléia estadual na sexta-feira, dia ás 10h em frente à Sede do IBGE (foi marcada na última assembléia)

Nos demais Estados
- Dia 23/07 – Assembléias de informes das atividades ocorridas em Brasília (marcha e plenárias).

Para todo o Brasil: 
- Dia 24/07 – Dia da nossa reunião com o Governo e Dia Nacional para protocolar denúncia no Ministério Público do Trabalho sobre a ilegalidade do trabalho temporário no IBGE para pesquisas contínuas (organizar atos em frente ao Ministério Público do Trabalho). A ASSIBGE estará disponibilizando um modelo de documento a ser utilizado nessa denuncia.

- Dia 24/07 - Reunião do comando nacional de greve em Brasília para avaliar a reunião com o governo e orientar as assembléias.

- Dia 26/07 - Assembléias em todo o País para avaliar a reunião com o governo e retorno ao comando nacional.

- Dia 27/07 – Reunião do Comando Nacional de Greve para avaliação das decisões das Assembléias estaduais e encaminhamento de propostas.

COMANDO NACIONAL DE GREVE

Telefones:
Executiva Nacional – (21) 3575-5757 – Fax (21) 3575-5766
Paladini (RS) – (21) 9445-6924
Sérgio (PR) – (44) 9102-4599
Suzana (RJ) – (21) 9187-8833
Victor (SC) – (48) 9167-0746
Paulo Lindsay (RJ) – (21) 9464-6785
Gilmar (BA)  - (71) 9253-4966


Na internet:

Um comentário:

  1. ABSURDO POR PARTE DOS COLEGAS: NÃO RESPEITAREM O DIREITO DOS QUE PREFEREM TRABALHAR AO SEREM DESCONTADOS, AFINAL FAZEMOS PARTE DE UM PAÍS DEMOCRATICO.....COM DIREITOS E DEVERES, ASSIM SENDO SEM EGOÍSMO, ACREDITAMOS QUE O SER ESTA EVOLUINDO E NÃO REGREDINDO.

    ResponderExcluir