domingo, 29 de julho de 2012

Notícia: Analistas tiveram que recalcular suas previsões

DE SÃO PAULO

A manhã de ontem foi de trabalho extra em consultorias econômicas e bancos. A divulgação parcial dos dados do emprego do IBGE pegou de surpresa analistas e fez com que economistas tivessem que refazer séries históricas e recalcular projeções.

A consultoria LCA, a maior do país, atrasou a divulgação de seu relatório em quase uma hora. Bancos e investidores compram informações de analistas para tomar decisões de como aplicar no mercado financeiro.

Segundo o economista Caio Machado, o tempo foi necessário para refazer a série histórica retirando o Rio. Isso era preciso para calcular uma taxa de desemprego própria, referente às cinco capitais com dados disponíveis.

O IBGE só vai divulgar a taxa de desemprego das seis capitais quando tabular os dados do Rio.

A equipe da Quest Investimentos optou por fazer uma projeção da taxa de desemprego total, com base nas informações das cinco capitais disponíveis. E chegou ao resultado de 5,8% -estável em relação ao mês anterior.

Para o economista José Márcio Camargo, professor da PUC-RJ e sócio da Opus Investimentos, se a greve afetar mais divulgações de dados do IBGE, pode atrapalhar a "leitura" da conjuntura econômica e gerar um ruído no mercado.

A taxa de desemprego, observa Camargo, é um dos referenciais para o Banco Central tomar o pulso da economia e decidir os rumos da taxa de juros.

"Cada casa vai ter uma estimativa e uma opinião diferente sobre as decisões do Banco Central, e isso gera incertezas", disse.

Fábio Ramos, da Quest, afirma que as medições sobre o mercado de trabalho são importantes para empresas do varejo, interessadas em prever vendas.


(MARIANA CARNEIRO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário