quinta-feira, 26 de julho de 2012

Notícia: Greve no IBGE impede divulgação da taxa média de desemprego

Portal de O Globo na internet


Instituto anunciou dados de cinco regiões metropolitanas, mas afirmou que não foi possível analisar números do Rio



RIO — Em razão da greve dos funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não foram divulgados na manhã desta quinta-feira os dados nacionais da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), como estava na programação do instituto para hoje. Os dados coletados no Rio não foram transmitidos para análise, por decisão dos grevistas, impedindo que a média do país fosse consolidada. O IBGE divulgou apenas os números das regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. É a primeira interrupção da série comparativa da PME, iniciada em 2003 .


- A coleta dos dados desta região (Rio) foi preservada, mas não foi possível proceder às etapas de apuração, crítica e análise para a divulgação completa. A paralisação é nacional, mas as Agências de Levantamento Especial de Emprego das outras cinco regiões continuaram parcialmente em atividade, o que possibilitou o envio dos dados. No Rio, ficou parada - explica Cimar Azeredo, gerente da pesquisa. - Os dados serão divulgados tão logo o movimento termine, mas não é possível definir a data - diz.

A greve dos trabalhadores do IBGE começou em 18 de junho e tem hoje a adesão de 60% da categoria em todos os estados, à exceção do Ceará e de Rondônia. O movimento reivindica reajuste salarial e a realização de concurso público para recompor o quadro, hoje formado por 6,6 mil concursados e 4,1 mil temporários. Foram esses temporários que permitiram a conclusão da PME nas outras cinco regiões do país. No Rio de Janeiro, onde a maior parte do quadro é efetiva, a adesão à paralisação é maior.

- Até agora não recebemos nenhuma proposta concreta do governo, apesar das cinco reuniões com representantes do Planejamento já realizadas só neste ano. A greve vai prosseguir e a divulgação de informações importantes para a definição das políticas públicas está comprometida. Estamos vivendo a precarização do trabalho no IBGE - critica Suzana Drumond diretora do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do órgão.


© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário