quarta-feira, 25 de julho de 2012

Informes da Reunião da ASSIBGE-SN com o Governo e o IBGE em Brasília no dia 24/07/2012


O Governo começou a reunião falando que nos chamou porque havia um lapso de tempo grande sem conversa, embora esteja a par do movimento, inclusive com a ida ao Rio de Janeiro onde sabem da necessidade de avanço na reestruturação de carreira e das propostas da nossa pauta.

Reafirmaram a situação da crise internacional e as repercussões no Brasil, levando o governo até a presente data a oferecer reajuste aos professores universitários e de desmarcar todas as reuniões com o funcionalismo por não ter resposta às demandas. A ASSIBGE-SN foi das poucas reuniões á ser mantida. Que até 31/08 ele tem que fechar as propostas, e, portanto o prazo é curto para negociação e passar pela Presidente Dilma, e não apenas pelo Ministério do Planejamento, portanto, essa é uma semana em que o governo está buscando soluções.

O IBGE tem sido visto como prioridade, que independente da questão salarial, há pontos de pauta relevantes que será apresentado:

a)    Incorporar parte da GDIBGE,

b)    Rever a forma de estrutura das GQ’S.

c)     Buscar solução até 31/08 pela ausência de regulamentação da GQ’S.

d)    Aprimorar critérios da GQ’S com novos níveis, de acordo com as horas de capacitação.

e)    Dinamizar a regulamentação de plano de carreira para que o próprio dirigente do órgão o faça para não depender do Executivo, dispensando os decretos.

f)      Alterar as estruturas dos cargos para que tenha mais fôlego. Sobre isso disse que é necessário um debate mais analises técnicas e Juridicas.

Em relação ao reajuste salarial que até o momento somente professores foram contemplados. Que essa definição vai ultrapassar o dia 31/07 para um pouco mais para frente, acompanhando os cenários de incertezas que estão afetando uma tomada de decisão.

Há inclusive discussões internas do governo de em não tendo recursos, se avançar nos benefícios de saúde, creche e alimentação e que estão sendo esses impactos que hoje não tinha como apresentar nada, somente analisar as mudanças nas GQ’S  que tem impacto pequeno e incorporação da GDIBGE que tem impacto um pouco maior.

Que a ASSIBGE-SN será convocada para reunião o quanto antes para fechar a negociação. Neste momento o governo tem dificuldade de analisar números e os cenários são os seguintes:

1)Se não houver recursos a categoria teria as mudanças via carreira, avanços discretos.

2)Se for definido que haverá recursos para reestruturas salariais essa definição vai ocorrer no inicio de agosto até meados do mês no mais tardar.


Sobre a greve e corte de ponto

O IBGE tem nos informado sobre a preocupação com os indicadores econômicos.

O governo tomou decisão central de corte do ponto e o MP cumpre ordens do governo, mas que sempre tiveram aberto a negociação dos conflitos: Essa questão pode e deve ser tratada com a direção do IBGE, MP e que hoje mesmo vão tratar desta questão.

“Não temos interesse de ver o circo pegar fogo” e ficar assistindo, não é tradição do governo descontar salário, mas sim, discutir reposição do trabalho no final da greve. Neste sentido vamos conversar com MP/IBGE.

Avaliação

A ASSIBGE expressou seu descontentamento e frustração com a reunião, visto que as sinalizações para resolver os problemas de carreira já haviam sido indicadas na ultima reunião, faltando definir os percentuais e números.

Diante do quadro de o governo não apresentar uma proposta concreta, quanto a aumento salarial (via tabela protocolada), e de não apresentar percentuais quanto à incorporação de GDIBGE e GQ’S, mas sim, em sinalizar que no pior cenário, seremos contemplados por dentro da carreira.

Por isso, foi unânime na avaliação feita pelos companheiros presente na reunião é de que devemos aumentar a mobilização e continuarmos á construir ações que visem buscar mais adesões em nossa greve, que é uma das maiores de nossa história. Também entendemos que a preocupação quanto aos índices que produzimos, ser prejudicado pela greve está fazendo com que o governo mude a sua lógica conosco.

Quanto ao desconto de ponto, acreditamos que deverá ser revertido, mas independente já estamos tomando medidas judiciais cabíveis, de imediato.

Todas as assembléias devem avaliar a continuidade da greve na perspectiva que a próxima reunião seja o mais breve possível e que o governo apresentem números que nos levem a negociação efetiva de toda a nossa pauta.

O comando nacional reafirma até o final de quinta-feira (26/07) para que seja repassado as deliberações das assembléias estaduais. Na sexta-feira o comando no Rio de Janeiro produzirá documento com todos os encaminhamentos das assembléias.

Informes do Comando Nacional de Greve
Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário