quarta-feira, 25 de julho de 2012

Notícia: Servidores em greve do IBGE denunciam precarização do trabalho no MPT


Categoria, em greve há 21 dias, reivindica - entre outras coisas - contratação de servidores temporários


Marcela Oliveira

Servidores do IBGE em Alagoas estão em greve desde o dia 03

Em greve há 21 dias, os servidores do IBGE realizaram uma marcha, na manhã desta terça-feira (24), do Edifício Norcon até o Ministério Público do Trabalho (MPT), no bairro da Jatiúca.

O integrante do Comando de Greve, George Marcos Barbosa, disse que a categoria, sem aumento desde 2008, reivindica 20% de reajuste salarial, fixação de data-base para revisão geral dos vencimentos, incorporação de gratificação, aprovação do Projeto de Lei que torna o IBGE carreira de Estado, além do fim do aditamento mensal dos contratos dos servidores temporários.

“Viemos ao MPT denunciar o trabalho precário dos temporários, que recebem aquém dos demais servidores, sendo responsáveis pelo que é mais importante no IBGE, que é a coleta de dados. Além de terem seus contratos válidos somente por um mês. Trabalhando, então, com ansiedade sem saber se estarão empregados no mês seguinte”, disse Barbosa acrescentando que, atualmente, há 102 servidores temporários na unidade do IBGE em Alagoas.

O Comando Nacional de greve se reúne hoje, às 15h, em Brasília, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Os servidores do IBGE em 25 Estados da Federação deflagraram greve por tempo indeterminado desde meados de junho de 2012. Em Alagoas, os servidores efetivos aderiram à paralisação no dia 03 de julho.

“Será a primeira reunião. Esperamos que nesse contexto de greves no funcionalismo público federal, o Governo tenha sensibilidade e apresente uma proposta que atenda aos anseios dos servidores”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário