segunda-feira, 16 de julho de 2012

Notícia: Agências reguladoras fazem greve e pedem reajuste

Movimento deve se estender por tempo indeterminado, pautado pelo andamento das negociações com o governo


Os 12 órgãos reguladores federais decidiram entrar em greve nesta segunda-feira (16). O movimento deve se estender por tempo indeterminado, pautado pelo andamento das negociações com o governo.


Conforme a Folha de S.Paulo adiantou há pouco mais de uma semana, as 11 agências e o Departamento 


Nacional de Produção Mineral orquestraram juntos a paralisação para que ocorresse, de uma só vez, em todo país.


De acordo com o Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação), ainda não é possível estimar quantos servidores cruzaram os braços desde o início da manhã. Um balanço mais completo da situação será divulgado apenas no fim do dia.


A expectativa é de que, apenas hoje, 3.000 funcionários optem por participar da paralisação. Esse total representa quase 40% de todo o quadro dessas instituições.


"Cada agência fez a adesão com percentuais diferentes de efetivo. Sabemos, por exemplo, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) paralisou quase que completamente a análise de produtos nos aeroportos", afirmou o presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira.


Segundo ele, apenas casos de urgência serão vistoriados, como perecíveis e órgãos humanos.


Objetivo


O sindicato que representa as agências reguladoras pretende pressionar o governo a acatar as reivindicações por aumento, equiparação de salários entre servidores antigos e recém-contratados, além de realizar a incorporação dos benefícios ao pagamento mensal para extinguir os atuais penduricalhos.


Hoje, o salário mais baixo pago pelas agências é para o cargo de auxiliar em início de carreira, R$ 2.170. O mais alto é para os especialistas, já em final de carreira, que recebem R$ 18.400.


O Ministério do Planejamento defende que tem até o dia 31 de agosto para tomar decisões sobre possíveis reajustes, data final para que se encaminhe ao Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A pretensão do governo é fechar um acordo antes dessa data.


Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1275657&tit=Agencias-reguladoras-fazem-greve-e-pedem-reajuste

Nenhum comentário:

Postar um comentário