segunda-feira, 16 de julho de 2012

INFORMATIVO N° 05 - COMANDO NACIONAL DE GREVE DO IBGE


COMANDO NACIONAL DE GREVE DO IBGE

INFORMATIVO N° 05

Rio de Janeiro, 16 de Julho de 2012.

Em reunião realizada no dia 13 de julho, o Comando Nacional de Greve contou com a representação dos núcleos grevistas de Alagoas, Bahia (DIPEQ), Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro (Canabarro, DIPEQ, Sede), Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O encontro também teve representação do núcleo da Avenida Chile para informes das atividades. O entendimento geral foi que o movimento hoje está disseminado no país, embora alguns poucos estados ainda devam ser trabalhados mais efetivamente para a greve.

A partir da troca de informes dos núcleos ficou evidenciado que a greve atingiu quase todos os núcleos num movimento crescente presente não apenas nas capitais, mas também com grande força nas agências do interior do país. A força da nossa greve se expressa com a paralisação da produção do IBGE. Por isso, nosso movimento deve continuar mobilizando toda rede de coleta, buscando sempre que possível o fechamento das agências. A coleta dos dados, comprometida com a paralisação dos trabalhadores, hoje causa preocupação da Direção que se mostra disposta aos mais reprováveis ataques aos grevistas com intuito claro de desmobilizá-los. Mas a resposta que tem sido dada a estes ataques aos direitos universais dos trabalhadores é o aumento do número de grevistas a cada dia.

Diante disto, temos tomado as providências para que sejamos fortalecidos na luta. O departamento jurídico tem movido ações que preservam o direto de greve de todos os trabalhadores do IBGE e recomenda que todos os núcleos que estiverem recebendo qualquer tipo de ameaça efetuem denúncias junto ao Ministério Público. Estamos também criando um canal onde denúncias contra qualquer tipo de assédio moral ou constrangimento poderão ser feitas. Em breve divulgaremos este canal, com o intuito de juntar informações e fortalecer nossas ações.

Em relação aos temporários, entendemos a importância de mobilizar este setor e dar peso às suas reivindicações em nossa pauta; no entanto, devido à situação de precarização destes trabalhadores, com relações de trabalho muito frágeis, precisamos resguardá-los, tomando todas as medidas possíveis para que eles não acabem sendo punidos.

A proposta consensual dos núcleos presentes na reunião do dia 13/7 é de compor o Comando Nacional de Greve com 7 representantes, sendo 3 do Rio de Janeiro e 4 dos demais estados, dos 7 membros, um deverá ser temporário. Nesta semana o Comando será composto por Paladini (EN), Sérgio (PR), Victor (SC), Paulo (Canabarro) e Suzana (DIPEQ), além de mais um companheiro do Rio Grande do Sul e outro da Bahia, a serem indicados. Esta composição possibilitará ao Comando uma dinâmica de coleta e disseminação de informações por telefone junto aos núcleos (auxiliando no mapeamento e acompanhamento da greve), produção de textos e materiais de divulgação do movimento, viabilizar a divulgação em diversos meios (redes sociais, produção de vídeos) e junto à sociedade civil organizada. Além disso, também é tarefa do Comando se integrar às atividades de mobilização e discussões com a base no Rio de Janeiro e em outros estados quando necessário.

A reunião tratou de outras questões operacionais, como orientar a realização de campanhas nacionais para mobilizar as bases, ganhando o apoio da população, por exemplo: dia nacional de luta em favor dos  temporários, dia nacional para colocar os cargos à disposição das chefias, campanha nacional de doação de sangue e de agasalhos.

Como estamos mobilizados em campanha unificada de todo funcionalismo federal, indicamos que todos os núcleos em greve enviem representação para a grande Marcha em Brasília no dia 18 (quarta-feira) e para a Plenária Unificada dos Servidores Públicos Federais, no dia 20 (sexta-feira). A plenária setorial da ASSIBGE será no dia 19, também em Brasília, espaço de articulação nacional do nosso movimento. A participação dos núcleos nestas atividades é de fundamental importância, pois a greve tem se ampliado nacionalmente, com diversas categorias do serviço público federal mobilizadas contra a política de arrocho salarial e desvalorização dos trabalhadores do serviço público.

O conjunto do funcionalismo federal dará uma das maiores demonstrações de sua força no dia 18 e não podemos deixar de nos fazer representar neste movimento que tem demonstrado sua força e pressionado o governo a ceder às nossas reivindicações; prova disto foi a apresentação por parte do governo de uma proposta aos professores das Universidades e Institutos federais, em greve há aproximadamente 60 dias, rompendo o cerco e a intransigência do governo e mostrando que qualquer conquista depende da nossa luta e de uma greve forte e consolidada, caminho que temos seguido no IBGE. A nova reunião de negociação dos professores federais com o governo está marcada para o dia 23 de julho.

Reafirmamos a necessidade de mantermos firme nossa mobilização e ampliarmos ainda mais o quadro de greve no país, chamando a todos os trabalhadores a se unirem nesta luta.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES EM BRASÍLIA:
  • 18/7 – Marcha na Esplanada dos Ministérios – 9h na Catedral.
  • 19/7 – Plenária da ASSIBGE – 9h na sede do Núcleo DF.
  • 20/7 – Plenária dos Servidores Públicos Federais, em toldo na Esplanada dos Ministérios.
Lembramos que as despesas com a ida a Brasília são de responsabilidade dos núcleos e que há a socialização dos custos relativos à greve.

Comando Nacional de Greve do IBGE

Telefones:
Executiva Nacional – (21) 3575-5757 – fax (21) 3575-5766
Paladini (RS) - (21) 9445-6924
Sérgio (PR) – (44) 9102-4599
Suzana (RJ) – (21) 9187-8833
Victor (SC) – (48) 9167-0746
Paulo Lindsay (RJ) – (21) 9464-6785

Email: assibge-sn@uol.com.br

Na internet:
www.assibge.org
www.ibgeemgreve.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário