segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comando Nacional de Greve - Informativo n. 07


COMANDO NACIONAL DE GREVE DO IBGE

INFORMATIVO Nº. 07

RIO DE JANEIRO, 20 DE JULHO DE 2012.


REUNIÃO COM A DIRETORIA EXECUTIVA 

No inicio da noite de ontem, recebemos a confirmação de que o IBGE estaria cumprindo a determinação do governo para cortar o ponto dos servidores envolvidos na greve. Esse fato foi comprovado por vários colegas que acessaram a prévia de seus contracheques no SIAPENET, onde constava o desconto referente aos dias paralisados do mês de junho. Normalmente, nesse mês seriam processados os descontos e impontualidades de maio. Esses descontos foram comandados para várias categorias do Executivo, incluindo INCRA, IBAMA e Ministério da Saúde, dentre outros. Somente os Reitores das universidades federais e o presidente do INCRA se recusaram a efetuar tal comando. Como os Reitores são eleitos, tiveram autonomia para tomar tal decisão contrariando o governo. Já o presidente do INCRA foi substituído por se recusar a atender a determinação do MPOG.

Diante desse fato, na manhã de hoje, uma comissão composta por membros da Executiva e do Comando de Greve se reuniram com o Diretor Executivo, Nuno Bittencourt e assessores.

Na reunião, a comissão cobrou o compromisso firmado na reunião anterior, com a Presidente do Instituto, de que os dias não trabalhados seriam lançados com o código falta-greve e seria objeto de negociação no final da greve.

Nuno afirmou que a determinação para o corte do ponto era do MPOG e que o IBGE havia perdido o controle de gerenciamento da questão na quinta-feira. Porém, o Diretor Executivo reafirmou o compromisso firmado no B.I 53, de que a questão do ponto seria resolvida em negociação no fim da greve e que acredita que apesar do comando para o desconto, essa questão pode ser revertida durante a reunião do dia 24, afirmando que não vão se posicionar a favor do corte do ponto.

Diante do exposto, a avaliação do comando de greve é de que essa medida adotada pelo governo teve como objetivo coibir a entrada de novas categorias na greve e forçar os movimentos grevistas a aceitarem as propostas que estão sendo apresentadas pelo governo, uma vez que o prazo para as negociações até dia 31 e forçar o recuo das greves em andamento, para que o governo apresente propostas rebaixadas para algumas categorias, sem a pressão das greves.

Essas ações por parte do governo, tanto em relação a repressão aos servidores na Marcha em Brasília, no abraço ao Ministério do Planejamento, como em relação ao corte de ponto, evidenciam também que estamos no caminho certo e que o movimento deve continuar se fortalecendo, com a adesão dos estados que ainda não se juntaram à greve.

O comando de greve vem esclarecer mais uma vez que, o resultado positivo de todas as negociações, incluindo ai a questão do corte de ponto, depende única e exclusivamente de nossa mobilização. É com essa posição que estaremos reunidos com o governo na terça-feira em Brasília para, amparados por essa forte greve, exigir do MPOG a reversão dessa medida arbitrária. Vale lembrar que o que se apresenta no SIAPENET no momento é apenas a prévia do contracheque, tendo espaço técnico e político para reversão até dia 31, conforme experiências de greves anteriores. Além disso, estamos com Mandato de Segurança pronto, para ser distribuído a depender do resultado da reunião de terça feira, visando impedir o corte de ponto.

Temos a compreensão que, apesar da ação desesperada por parte do governo na tentativa de frear o movimento grevista dos servidores, esse não é o momento para retrocedermos, pois isso seria uma demonstração de fraqueza a quatro dias de nossa reunião com o governo. A greve está forte e é esse movimento forte dos trabalhadores do IBGE que deve sentar-se à mesa de negociação com o governo na próxima terça-feira.

A GREVE CRESCE NO BRASIL

Com a adesão de Goiás e Roraima, que em assembléias realizadas ontem decidiram pela greve por tempo indeterminado, somos 22 estados em greve.

Nos demais estados, o movimento se espalha e cada vez mais agências aderem a greve.

Na manhã de hoje, foi realizada uma assembléia estadual no Rio de Janeiro, que aprovou o calendário de mobilização para os próximos dias. Na terça-feira, haverá o Ato em frente a sede do IBGE, com esquete teatral e um telão com a edição das atividades em Brasília e da greve. A avaliação dos companheiros na assembléia foi de que apesar da pressão sobre os trabalhadores, o momento é de continuar aumentando a demonstração de força, chamando os colegas que ainda estão trabalhando a aderirem ao movimento.


UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS!!!


PROPOSTA DE MOBILIZAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Reafirmamos a necessidade de os núcleos se organizarem para o ato do dia 24, como dia nacional de entrega da denúncia dos contratos temporários ao Ministério Publico do Trabalho, com a organização de atos em todos estados. 
  
-Dia 23/07 – Assembléias de informes das atividades ocorridas em Brasília (marcha e plenárias). 
  
-Dia 24/07 – Dia nacional para protocolar denúncia no Ministério Público do Trabalho sobre a ilegalidade do trabalho temporário no IBGE (organizar atos em frente ao Ministério Público do Trabalho). A ASSIBGE estará disponibilizando um modelo de documento a ser utilizado nessa denuncia. 
  
-Dia 24/07 - Reunião do comando nacional de greve em Brasília para avaliar a reunião com o governo orientar as assembléias. 
  
-Dia 26/07 - Assembléias em todo o País para avaliar a reunião com o governo e retorno ao comando nacional. 
  
-Dia 27/07 – Reunião do Comando Nacional de Greve para avaliação das decisões das Assembléias estaduais e encaminhamento de propostas.


“SE PENSARMOS PEQUENO, COISAS PEQUENAS TEREMOS. JÁ SE DESEJARMOS FORTEMENTE O MELHOR E, PRINCIPALMENTE, LUTARMOS PELO MELHOR, O MELHOR VAI SE INSTALAR EM NOSSAS VIDAS. PORQUE SOU DO TAMANHO DAQUILO QUE VEJO E NÃO DO TAMANHO DA MINHA ALTURA”


COMANDO NACIONAL DE GREVE

Telefones:
Executiva Nacional – (21) 3575-5757 – Fax (21) 3575-5766
Paladini (RS) – (21) 9445-6924
Sérgio (PR) – (44) 9102-4599
Suzana (RJ) – (21) 9187-8833
Victor (SC) – (48) 9167-0746
Paulo Lindsay (RJ) – (21) 9464-6785
Gilmar (BA)  - (71) 9253-4966


Na internet:


Nenhum comentário:

Postar um comentário