quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Negociação do Governo com a Condsef, Incra e MDA

A semana que havia sido anunciada pelo governo como o ponto crucial para o desdobramento das greves do funcionalismo federal começou problemática. A lentidão do governo e o fotalecimento dos movimentos obrigou o Ministério do Planejamento a desmentir-se ao transferir para a semana dos dias 13 a 17 de Agosto o compromisso político firmado com as categorias de apresentar propostas até o dia 31 de Julho. Apesar disso, já no primeiro dia de reunião com a Condsef (coordenação que congrega as categorias do funcionalismo filiadas a CUT - base sindical do governo), o governo federal não apresentou nenhuma proposta concreta para cerca de 18 categorias em greve representadas pela entidade. A Condsef saiu apenas com o agendamento de uma próxima reunião para sexta-feira (17/08).

De desdobramentos mais graves foi a reunião com representantes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Depois de o governo não apresentar nenhuma proposta às reivindicações das categorias - há dois meses em greve -, os dirigentes sindicais ocuparam a sala de reuniões do Ministério do Planejamento e só saíram depois que o Sergio Mendonça prometeu uma nova reunião com a categoria (veja, logo abaixo, um vídeo da ocupação).

Por conta disso, as reuniões com a Fasubra e com a Fiocruz - marcadas inicialmente para ontem - foram postergadas para hoje. As reuniões com a polícia federal e com a Assibge não foram desmarcadas, mas é possível que haja atrasos.

Hoje, acontece também uma nova marcha dos servidores ao longo da Esplanada dos Ministérios como forma de pressionar o governo e demonstrar força para as categorias nas mesas de negociação.

Acompanhem este blog e o site da Assibge para novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário