segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Informativo da Assembleia de 27/08, na UE/PR



Em assembléia, realizada em 27/08 no pátio da UE/PR, foram discutidos os pontos envolvidos na proposta do governo para a nossa categoria e que constam no informe da última reunião do Comando Nacional de Greve com o governo e com a direção do IBGE. Dentre todos os pontos da proposta, importa destacar:

- Aumento de 15,76% na folha do IBGE, em três anos, o que representa algo em torno de 157 milhões (segundo os dados do IBGE) com a equalização das tabelas salariais de C&T, Fiocruz, Inmetro e INPI (todas as oriundas de C&T).

Além disso, a incorporação de 20% da GDIBGE aos servidores de NI e NS, fora dos 15,76%, reconhecendo que em 2012, Fiocruz, Inmetro e C&T já tiveram esse direito e os servidores do IBGE ficaram de fora;


- Conceder o direito a novas GQs para servidores de NI, em modelo igual a C&T, ou seja, para 180, 250 e 360 horas, também fora dos 15,76%, uma vez que C&T e Fiocruz já tem esse ganho e que a saída da carreira significou perda de duas titulações para NI (na época, mestrado e doutorado).


- Como os salários finais dessas carreiras serão similares, as construções das propostas ocorreram em conjunto com os técnicos de gestão e com os Dirigentes destes órgãos e as reuniões com as entidades sindicais, ocorreram todas no dia 24/8.

- No caso do IBGE e INMETRO, diferente das outras carreiras chamadas co-irmãs, as opções foram de garantir um Vencimento Básico e Gratificações de desempenho maiores que titulações. Do IBGE, especialmente a GD é proporcionalmente grande. No caso da Fiocruz, foi maior maior titulação. Na composição da remuneração das diferentes carreiras, cada rubrica comparece com um peso maior ou menor, mas todas tendem à equalização do valor final. 

- O CNG questionou o não pagamento das GQ´s II e III para os aposentados. O governo apresentou, num primeiro momento, o entendimento de que, como elas são gratificações novas, só os ativos teriam direito. O CNG contra-argumentou dizendo que, quando viemos da carreira de C&T todos os aposentados foram enquadrados nas titulações (GQ e RT). A mesma coisa ocorreu quando da mudança de carreira, em 2006. Marcela Tapajós afirmou que não é do interesse do governo ter questionamentos judiciais sobre a questão e, neste sentido, fariam uma avaliação e consulta técnica e jurídica, para nos posicionar na próxima reunião.

O CNG propôs que tivéssemos algumas cláusulas no acordo, relacionadas a nenhuma punição aos trabalhadores que fizeram a greve, sejam eles ativos, temporários ou que exerçam função gratificada. Nuno disse que não abria mão de processo disciplinar sobre abusos cometidos na greve, como empurrões. O CNG contestou essa postura e tentará uma reunião com a direção do IBGE na tarde de hoje (27/08) para discutir o assunto. 

O CNG propôs que o compromisso da regulamentação da GQ para setembro (decreto da atual GQ) seja parte do acordo escrito e também das novas. O Secretário disse que isso vai constar no acordo.

- A reunião para a assinatura dos acordos está marcada para teça-feira (28/08), às 14h, em Brasília. Trata-se de dois acordos: 1) proposta da tabela salarial e carreira; 2) reposição dos trabalho e reversão do corte de ponto. A posição do governo é devolver 50% do salário descontado com o fim da greve e assinatura de acordo. Mas, no caso do IBGE, haverá uma posição diferenciada com a devolução de 80%, no dia 5/9, com o fim da greve e assinatura do acordo na terça-feira e os outros 20% ficarão pendentes da assinatura do segundo acordo, de reposição de trabalho. Caso não seja assinado esse segundo acordo, a devolução dos 20% restantes ficará condicionada ao final da reposição dos trabalhos. Mas, se os dois acordos forem assinados simultaneamente, devolverão tudo no dia 5/9. Segundo Nuno Bitencourt, a proposta da direção é que se trabalhe uma hora a mais por dia e oito sábados seguidos, para quem fez 40 ou mais dias de greve. Para dias inferiores, apenas colocar os trabalhos em dia. Nas agências o prazo para colocar os trabalhos em dia será até o final de outubro, com horário flexível, mas se não for colocado em dia, até o final de outubro, os salários serão descontados, proporcionalmente. O CNG manifestou sua discordância com as medidas punitivas e propôs que colocássemos o trabalho em dia, pois cada setor saberá avaliar a necessidade de tempo. Consideramos que esta postura em nada contribui para que no retorno da greve, tenhamos um retorno propositivo, e que contribui para uma imagem negativa da direção da empresa, já que fomos os únicos a ter salários descontados, conforme a própria mídia anunciou. Nuno então disse que vai aplicar em setembro a medida ("deve ser sócio educativa") e depois poderá flexibilizar. Os critérios da compensação ainda poderão ser alterados na reunião de hoje com a direção do IBGE e, depois, na reunião de amanhã com o governo.

– Sobre os temporários, há um pequeno avanço em relação a que os aditamentos passem a ser ou tri ou quadrimestrais e isto teremos que fechar nesta segunda-feira, sendo que nos primeiros dois meses, será mensal. Os atuais temporários seriam contemplados desde já com a nova regra, a ser definida.


Diante de tudo isso, a assembléia deliberou:


- Pela autorização ao CNG e à Executiva Nacional a assinar o acordo da tabela salarial e alterações na carreira, condicionada ao pagamento das GQ´s II e III aos aposentados que, quando estavam na ativa, tenham realizados cursos com a carga horária exigida.

- A não aceitação das punições aos participantes da greve, nem aos ativos, temporários ou pessoas que exercem cargos em confiança. Não aceitamos processos disciplinares! 

- A rejeição da proposta de acordo apresentada pela direção do IBGE, de trabalhar oito sábados e mais uma hora por dia até outubro, e propõe colocar os trabalhos em dia de acordo com a necessidade.



- Como precaução, mantemos a greve até a quarta-feira - data da reunião com o governo para assinatura do acordo.

- Assembleia deliberativa para quarta-feira (29/08), às 09:00, na UE/PR (Al. Carlos de Carvalho, 552).



Comando Estadual de Greve

Nenhum comentário:

Postar um comentário