quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IBGE impede jornalista de participar de entrevista


  • Escrito por  Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
O jornalista Henrique Acker, da assessoria de imprensa da Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ASSIBGE) – Sindicato Nacional, foi impedido de participar de coletiva de imprensa da presidente do IBGE, Wasmália Bivar, nesta quarta-feira (8/8), no Rio.
De acordo com o jornalista, após a apresentação dos números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), no auditório do IBGE, profissionais de diversos veículos de comunicação partiram para a ante-sala da presidência do órgão.
Neste local, outra entrevista seria concedida, abordando inclusive os efeitos da greve dos funcionários do IBGE sobre o funcionamento da instituição e a consequente demora para divulgação das estatísticas.
Neste momento, o jornalista da ASSIBGE foi impedido de participar da coletiva pela própria assessora da presidência, que alegou que os profissionais da imprensa teriam feito solicitação anterior para participar da entrevista. Em seguida, ainda foi dito a Acker que se tratava de um “entrevista exclusiva”.
“Nunca vi coletiva com solicitação por escrito ou exclusiva com vários órgãos da imprensa”, diz o jornalista, que tem mais de 20 anos de carreira. “Disse à assessora da presidência que estava acontecendo o cerceamento do meu direito de trabalhar, mostrei minha carteira da Federação Nacional dos Jornalistas, me identifiquei”, completa ele.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio repudia o cerceamento do trabalho da imprensa – inclusive de profissionais de mídia sindical, que informam os trabalhadores em momentos fundamentais, como em campanha salarial. Nesta quinta-feira (9/8), contato será feito com a diretoria da assessoria de imprensa do IBGE.
Atualização às 14h29 do dia 9 de agosto de 2012: a Coordenação de Comunicação do IBGE informa que todas as entrevistas com a presidente do instituto precisam ser solicitadas à assessoria – exceto as coletivas – e reitera que os jornalistas que participaram da entrevista na sala da presidência, na quarta-feira (8/9), haviam feito pedido com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário