sábado, 30 de junho de 2012

Moção de Apoio: O Centro Acadêmico Florestan Fernandes apoia a luta dos trabalhadores do IBGE!

O Centro Acadêmico Florestan Fernandes (Ciências Sociais /UEM) vem a público manifestar total apoio a greve dos trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Paraná, iniciada na última quarta-feira, 27 de junho.

Reconhecemos a legitimidade da luta de tais trabalhadores que desenvolvem pesquisas e dados essenciais para o conhecimento da realidade brasileira e que são submetidos a condições de trabalho precárias, como os contratos temporários no qual os trabalhadores não têm direito sequer a seguro desemprego. Além do próprio sucateamento do órgão de pesquisa.

É inegável os ataques que todos os setores públicos tem sofrido pelos governos e consequentemente a crescente precarização nestas esferas sem recursos financeiros e nem humanos. A exemplo disso é a adesão de praticamente todas as universidades federais a greve e também de alguns setores da saúde. A soma dos trabalhadores do IBGE a esta luta é de suma importância para o fortalecimento das mobilizações em combate as diretrizes governamentais que precarizam as esferas públicas e direcionam para o continuo processo de privatização!

Triste é termos que reconhecer que os profissionais responsáveis pelos dados que fundamentam as políticas públicas não estão incluídos sob o mesmo prisma de ajuda governamental. Triste não os reconhecerem como trabalhadores passíveis de precarização. Afinal de contas, o ideal, já superado, da segurança do emprego público não se efetiva e muito menos se concretiza nos dias de hoje!

Todo apoio a greve dos trabalhadores do IBGE!



Centro Acadêmico Florestan Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário